PAÍSES CELTAS — NAÇÕES CELTAS — EUROPA CELTA
Conjunto de territórios da Europa Ocidental, onde são faladas línguas do ramo celta da família indo-europeia, conforme reconhecidos pela Liga Céltica e pelo Congresso Céltico. As nações ou países celtas estão repartidos por três estados soberanos: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, República da Irlanda e República Francesa. Os países celtas são os seguintes, de norte para sul:
⬧ Alba / Scotland / Escócia, no Reino Unido;
⬧ Éire / Ireland / Ilha da Irlanda, dividida entre a República da Irlanda (Poblacht na hÉireann / Republic of Ireland) e a Irlanda do Norte (Tuaisceart Éireann / Northern Ireland), sendo esta dependente do Reino Unido;
⬧ Mannin / Isle of Man / Ilha de Man, dependência da Coroa do Reino Unido;
⬧ Cymru / Wales / País de Gales, no Reino Unido;
⬧ Kernow / Cornwall / Cornualha, no sudoeste da Inglaterra, Reino Unido;
⬧ Breizh / Bretagne / Bretanha, na República Francesa.
Para além do critério linguístico, no âmbito cultural e toponímico também é considerada como região de forte substrato celta o noroeste da Península Ibérica, nomeadamente a Galiza, Astúrias, Cantábria e Norte de Portugal.
Os Celtas são um conjunto de povos oriundos de um núcleo na Europa Central (culturas de Hallstatt, século VI a.C., e de La Tène) e que se expandiram para a Europa Ocidental e Meridional. A primeira referência aos Celtas foi feita pelo grego Hecateu de Mileto no século VI a.C.: Κελτοί (Keltoí), em latim Celtae.
O etnónimo Celta / Keltoi tem origem incerta. Entre as possíveis origens incluem-se as raízes indo-europeias *ḱel, «cobrir ou esconder», *ḱel-, «aquecer», ou *kel- «impulsionar». Os romanos preferiam o nome Gauleses ou Galos (Galli), em grego Γαλάται (Galátai). O etnónimo Galli é geralmente derivado da raiz celta *gal-, «poder, habilidade».
Sem comentários:
Enviar um comentário